Como Fazer uma Bibliografia



Em qualquer trabalho acadêmico é preciso apresentar uma bibliografia, apresentando os materiais que foram utilizados como referência para a constituição do projeto em questão.
A seguir explicaremos de forma concreta e definitiva como fazer uma bibliografia. Vamos lá?

1 – No caso de uma obra completa, feita por pessoas físicas

Quando a obra escolhida tem de um a três autores é necessário colocar o nome do livro em itálico, escrevendo o subtítulo com letra normal, caso haja um. Para especificar quem publicou é necessário por primeiro a editora e depois o ano em que a publicação ocorreu.
O sobrenome do autor deve preceder seu nome, sendo escrito em letras maiúsculas. Coloca-se uma vírgula e vem o nome. Se houver mais de um autor é necessário colocar ponto e vírgula para fazer a separação.
Exemplo: TAFNER, Malcon Anderson; TAFNER, José; FISHER, Juliane. Metodologia do trabalho acadêmico. Curitiba: Juruá, 1998.
Quando são mais de três autores escolhe-se um para representar a obra, para em seguida escrever seu sobrenome em letra maiúscula, colocando vírgula depois e escrevendo o nome em letra minúscula, pondo pôr fim a expressão “et al”. As demais regras anteriores se repetem aqui.
Exemplo: BARROS, Helena Dias et al. Educação: escola especial. Porto alegre: Mirassol, 1999.

2 – No caso de publicações feitas por revistas ou jornais

Como fazer uma Bibliografia com referencia de um jornal. Quando a referência vem de um jornal é necessário colocar o autor, se ele existir, o título, o subtítulo (caso haja), o título do jornal, o local da publicação, além da seção de onde se retirou o conteúdo e as páginas em questão.
Exemplo: PALERMO, Alfredo. Vida universitária: a saga de uma faculdade. Comércio da França. França, 30 jun. 1991. Caderno D. p. 40.
Quando o conteúdo sai de um artigo de revista é necessário colocar a primeira palavra da matéria em letras maiúsculas, seguida pelo resto do título em minúscula. O nome do veículo deve vir em itálico, sem esquecer de colocar o local, a data e a página onde encontrar o texto.
Exemplo: COLÉRA Cresce 1. 700% na fronteira peruana. Folha de São Paulo, São Paulo, 18 jun. 1991, p. 1-9.

3 – No caso de documentos oficiais como é feito a Bibliografia

Aqui é necessário pôr o cabeçalho da entidade, além do título, da numeração e também da data. Outros dados podem ser acrescentados depois, caso seja necessário.
Exemplo: BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, Senado, 1988.

4 – No caso de ultimei-os, ou materiais especiais, como será a Bibliografia?

Quando se tem por referência algo que está em um vídeo cassete ou DVD é necessário colocar o título, creditando em seguida diretor, roteirista e outros, além de citar os atores relevantes do elenco, assim como o local e a produtora, além da data e da especificação do tipo de material que está sendo analisado.
Exemplo: OS PERIGOS do uso de teóricos. Produção de Jorge Ramos. Coordenação de Maria Izabel Azevedo. São Paulo, Le Studio Canal, 1983.! fita de vídeo (30 min), VHS, son, color
No caso de uma fita cassete ou CD é preciso designar os compositores, seguindo com título e subtítulo, além de pôr produtor, local, gravadora e a data em que isso ocorreu.
Exemplo: FAGNER, R. Revelação, Rio de Janeiro: CBS 1988. 1 fita cassete (60 min), 33 13 rpm, sonoro.

Esses são os melhores exemplos de como fazer uma ótima Bibliografia.


Veja também

/// 2016 | escolas.inf.br | Política de Privacidade ///