Aquecimento Global Causas e Consequências



O que é?

Aquecimento global é o nome dado ao processo de aumento das temperaturas médias do planeta Terra, fenômeno observado nos últimos anos de maneira bastante intensa. Grande parte da comunidade científica atribui essa elevação do calor do globo às práticas humanas, especialmente o crescimento espantoso da poluição do ar no último século, que intensificou as reações do efeito estufa e assim causando o aquecimento global.

Durante muito tempo muitos estudiosos questionaram a existência do aquecimento global e a responsabilidade dos seres humanos nesse evento, mas atualmente ele é considerado um fenômeno inconteste pelo Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), que responsabiliza diretamente a nossa espécie pela temperatura do planeta que só faz aumentar.

As causas do Aquecimento Global

Os cientistas que nos apontam como os maiores responsáveis pelo aquecimento global afirmam que a nossa culpa reside na forma despreparada e impulsiva com a qual dispomos do meio ambiente, sem nos preocuparmos com a sustentabilidade e com a preservação das riquezas naturais para as gerações futuras.
Degradamos os nossos recursos ambientais com atos que fizeram aumentar a poluição, que fizeram com que o desmatamento crescesse e que também que pioraram a questão das queimadas. No caso do desflorestamento matamos as árvores, que em grandes quantidades são responsáveis pelo controle da temperatura e regime das chuvas.

Além disso, a poluição também atua negativamente nas mudanças climáticas, já que há um aumento de gases ao redor da atmosfera, contribuindo para a problematização do efeito estufa, como o dióxido de carbono, o gás metano e o óxido nitroso, além dos gases que contém flúor.
Também não poupamos as águas e desse modo também contribuímos para o crescimento do aquecimento global. Com os oceanos cada vez mais sujos e inabitáveis acabamos assassinando espécies que eram antes responsáveis pela emissão de oxigênio ao absorver gás carbônico, como os fitoplânctons e as algas marinhas.

As consequências do aquecimento global

O aquecimento global tem uma série de consequências e efeitos, que atingem diretamente o meio ambiente e indiretamente prejudicam as nossas vidas e a das futuras gerações. Para início temos o degelo das calotas polares, o que causa extinção de várias espécies de animais na região, causando um desequilíbrio ambiental notável.
Esse derretimento cada vez mais intenso também aumenta o volume dos oceanos, o que em um futuro próximo pode atingir as populações das áreas litorâneas e costeiras.

O aquecimento global trata essencialmente do aumento das temperaturas do globo, como já dissemos, o que também acarreta na extinção de espécies distintas, além de prejudicar o abastecimento de água em várias regiões do planeta, que passam a conviver mais constante e intensamente com a seca.
Além disso, a incidência crescente de outros fenômenos naturais também pode ser conectada ao aquecimento global, como o número crescente de tempestades, tufões e furacões em diversas regiões da Terra.


Veja também

/// 2016 | escolas.inf.br | Política de Privacidade ///