A beleza da arte presente no nosso cotidiano



A palavra Arte vem do latim ars, que significa técnica e/ou habilidade. Considerada como atividade humana realizada através de percepção, emoções e idéias, com o intuito de estimular cada uma dessas áreas e também a consciência, dando significado único e diferenciado para cada obra realizada.
Para isso ela utiliza-se de vários meios e materiais, sendo exemplos a arquitetura, escultura, pintura, escrita, música, dança, fotografia, teatro,etc.

Beleza da Arte

A palavra também é empregada para designar uma habilidade ou talento especial, como a “arte médica”, a “arte da pesca”, etc, mas em estudos bibliográficos especializados, designa como atividades que têm características criativas e estéticas.
A arte no civilização tinha funções em rituais e com o passar do tempo mudou sua função e conceito, sendo implementada com componentes estéticos, sociológicos, lúdicos, religiosos, morais, experimentais, pedagógicos, mercantis, psicológicos, políticos e ornamentais, entre outros.

Atualmente, o conceito de arte continua indefinido, tornando-se objeto de estudos e de debates,uma vez que o principal problema é o fato de sua definição variar com o tempo e diferentes culturas humanas. Importante lembrar que o que chama-se de arte hoje,não era ou não é considerada arte por parte de outras culturas,sociedades e os mesmos podem não considerar arte o que fazemos e,temos.

A arte está ligada a alguns aspectos,como: manifestação de uma habilidade especial; criação artificial de algo pelo homem;expressão da realidade interior do criador;comunicação de algo através de uma linguagem especial; noção de valor e importância;excitação da imaginação e a fantasia; indução ou comunicação de uma experiência; coisas que possuam um sentido;coisas que deem uma resposta a um dado problema,entre outros.
A arte é dividida em categorias, como: artes decorativas, artes plásticas, artes do espetáculo, literatura,etc. Por exemplo, pintura – arte plástica, poesia- arte literária.

Forma de arte é uma forma específica de expressão artística. Alguns exemplos:arquitetura, cinema, dança, desenho, escultura, graffiti, fotografia, literatura (poesia e prosa), teatro, música, pintura,etc.
Mídias são os meios para uma obra de arte ser construída e existem diversas. Utiliza-se de materiais para ela ser realizada pelo artista. Por exemplo, pedra – capaz de construir uma obra de arte – escultura; a música que usa o som, entre outros.
Gênero artístico é o conjunto de convenções, temáticas e estilos dentro de uma forma de arte e mídia. Exemplo: cinema que possui diversos gêneros, como aventura, humor, comédia, romance, etc; música, com gêneros musicais, que diversificam de acordo com a região, cultura e etc.(rock,axé,forró,MPB).

Arte cênica

Arte cênica – A vida imita a arte, ou a arte imita a vida?

Arte Cênica é uma forma de arte apresentada em um palco ou lugar destinado ao público que vai assistir.
O palco é definido como um local onde acontecerá uma representação, podendo ser improvisados ou definidos como em praças, ruas ou lugares fechados: teatros, salões, etc.
A Arte Cênica abrange toda forma de expressão que precisa de uma representação, sendo exemplos: o teatro, a música ou a dança. Divide-se em cinco gêneros:

Teatro ou trágico: imita a vida por meio de ações completas. Desenvolvido por um ator ou conjunto de atores que interpretam uma história para o público. Os espetáculos têm como objetivo despertar sentimentos nos espectadores;
Comédia ou circo: apresenta o lado irônico e contraditório. O circo reúne artistas de especialidades diferentes, como malabaristas, palhaços, acrobatas, equilibristas, domadores, etc. Geralmente organizado em um picadeiro circular, onde suas apresentações acontecem, debaixo de uma grande lona.

Musical ou ópera: desenvolvido através de músicas, não importa se a história é cômica, dramática ou trágica; encenação de um drama com música. O drama utiliza elementos teatrais, como vestuário, cenografia e atuação e ao invés da fala o texto é cantado. Os cantores são acompanhados geralmente por grupos musicais;
Dança: utiliza-se das expressões propiciadas pela “mímica” e música. É a expressão artística corporal, caracterizada pelo uso do corpo, que realiza movimentos ensaiados ou improvisados, normalmente acompanhado por um ritmo musical.

Arte cristã primitiva

O surgimento da arte cristã que permitiu contemplar grandes construções

A expansão do cristianismo pelo Império Romano a partir de 313, trouxe uma nova fase para as expressões artísticas ligadas a essa crença. As bases fundamentais do Edito de Milão, documento oficial outorgado pelo Imperador Constantino, onde o cristianismo passava a ser uma religião reconhecida pelo Estado romano, possibilitou um novo campo de expressão para essa arte.

Influenciados pela arquitetura romana,os primeiros templos cristãos foram erguidos. Uma referência a essa influência é o termo “basílica” usado para nomear igrejas,pois até então o mesmo era usado apenas para prédios responsáveis pela administração do império.
O projeto arquitetônico dessas igrejas eram muito elaborados,com grandes recursos financeiros,pois havia preocupação com a solidez da obra,que tinha como objetivo homenagear à confissão cristã.
As primeiras basílicas cristãs possuíam um teto segmentado em três abóbodas ogivais apoiadas por ogivas menores que, por sua vez, eram sustentadas por várias colunas.

Devido a falta de conhecimento de alguns arquitetos ou corte de despesas, algumas igrejas teve seu projeto com menor elaboração. Mesmo assim, ainda hoje é possível ver igrejas com valorização de espaços adequados aos seguidores do cristianismo.

Além disso, podemos identificar que as paredes são ricas em pinturas que faziam referência a passagens bíblicas.
As pinturas que apareceram naquela época mostram como estava o estado de mistura cultural no mundo romano.
Imagens representadas no interior das igrejas,além de fazer sentido ao culto cristão, despertaram sentidos de seguidores de outras religiões consideradas pagãs. Pintadas nos arabescos das basílicas – as videiras- que poderia ter origem nos rituais dionisíacos, no atual contexto cristão, faziam referência ao ritual eucarístico.

Destacam-se também, as ações tomadas pelo Imperador Teodósio, durante o século IV. Em 391, Teodósio tornou o cristianismo a religião oficial do Império Romano. Assim podemos concluir o por que da pintura e arquitetura desenvolverem-se tanto nesse período.

Confira  a lista dos melhores Cursos de Graduação.

 


Veja também

/// 2016 | escolas.inf.br | Política de Privacidade ///