Melhores Profissões e cursos superiores



Quais profissões pagam mais? Quais áreas oferecem mais estabilidade?

Quais áreas oferecem os melhores salários? Você já teve essa dúvida? Esse questionamento é muito comum para jovens que vão fazer uma decisão tão importante, que é a faculdade que irá cursar. “Quais são os melhores cursos?” “Que profissão paga melhor atualmente?” Se essas são perguntas que também tiram seu sono, esse texto pode te ajudar.




Escolher a área que você cursará o ensino superior é uma tarefa extremamente complicada, primeiro porque infelizmente, a maioria dos brasileiros só terá a chance de fazer uma faculdade, então fazer uma escolha ruim, significa perder anos de dedicação e dinheiro. Também é muito difícil saber qual curso começar, pois existem tantas opções e tantas vertentes a serem analisadas que muitos alunos acabam sempre ficando em dúvida entre dois ou três escolhas. O que acaba sendo muito comum, é sempre levar em conta a estabilidade profissional e financeira que a sua área lhe oferecerá. Por mais que seja difícil prever o sucesso que você terá em sua carreira, é possível, por exemplo, saber em média quanto ganham os profissionais de determinadas profissões e carreiras. Por isso listamos aqui, algumas áreas que oferecem uma vida financeira um pouco melhor.

– Medicina Um curso, e vários pontos a serem analisados.

É uma das mais belas profissões que existem, mas também é talvez o curso mais concorrido nas universidades. É uma profissão que oferece grande estabilidade financeira, mas também é algo que envolve muita dedicação, pois a faculdade de medicina costuma levar cinco anos, depois desse período é necessário mais alguns anos para se especializar em alguma área médica. O começo da carreira de um médico costuma ser mais difícil, com longos plantões em hospitais, atendimentos em unidades de saúde ou fazendo residência em algum hospital. Abrir o próprio consultório e ter uma vida financeira melhor pode levar muitos anos, mas o resultado costuma ser muito favorável, até porque, nesse período você vai estar cuidando de pessoas, algo muito nobre em nossa sociedade.



– Engenharia

Levando em conta todos os setores da engenharia, essa profissão é mais uma que garante uma bela condição financeira. Hoje existem diversos tipos de engenharias: civil, de produção, ambiental, da computação, elétrica, mecânica e química, são alguns exemplos. O engenheiro é o profissional responsável, por usar os recursos disponíveis, sejam eles humanos, naturais ou materiais, para gerir um processo da melhor forma possível. Ele é o responsável por assinar e aprovar a construção de um longo edifício, por exemplo, ou para aprovar uma nova instalação elétrica de milhões de reais. Muita responsabilidade, que costuma valorizar tanto o valor do seu trabalho, principalmente porque é seu nome que está em jogo, caso algo de errado.

– Direito

Os advogados hoje também são profissionais extremamente respeitados, sempre associados a pessoas de respeito e grande conhecimento. Essa é mais uma profissão que costuma oferecer grande estabilidade financeira, pois, após se consolidar na área escolhida, muitos processos que serão resolvidos por você, costumam gerar muito dinheiro, e uma parte dele será o seu pagamento, por resolver o caso em questão. A grande dificuldade dessa área está justamente na concorrência, é um dos cursos com mais procura em todo o Brasil e que também está presente em centenas de universidades. A grande vantagem é a diversidade de áreas para se escolher, civil, trabalhista, criminal, são algumas das mais conhecidas.

– Tecnologia da informação

Existem diversos cursos que tem relação direta a informática, engenharia da computação, engenharia da informação, gestão da informação, ciência da informação, cada um traz características próprias, mas todos tem em comum algo valioso, estão relacionados a tecnologia. O mundo hoje é digital, as pessoas se comunicam pelo computador, vivemos a era da internet, por isso, os profissionais que saibam atuar nessas áreas serão tão valiosos no futuro, pois basicamente, tudo que fizermos, precisará de um profissional capacitado para nos conectar ao mundo digital, por isso, toda e qualquer área dentre as que foram citadas no último parágrafo, serão bem remuneradas no futuro.

– Áreas financeiras (administração, economia, contabilidade)

Outra área que oferece uma grande estabilidade e esta recheada de oportunidades no mercado de trabalho é o setor financeiro, nele estão inclusas administração, economia e contabilidade. Esses setores tem dois diferenciais, primeiro o fato de que muitas grandes organizações reservam ótimos cargos para esses profissionais, com altos salários e segundo pois diferente de outras profissões, esses setores existirão para sempre, pois sempre haverá a necessidade de pessoas que entendam do comércio financeiro.



Resumindo, essas talvez sejam as principais áreas quando se trata de bons salários e estabilidade profissional, por serem profissionais respeitados, que lidam com algo importante e de grande responsabilidade. Esse texto não é exato, existem diversas exceções a serem consideradas, afinal, ser um profissional de sucesso, depende exclusivamente de você, independente do setor que você escolha.


Veja também

/// 2016 | escolas.inf.br | Política de Privacidade ///