Escola waldorf. Pedagogia, escolas conveniadas e mais



Qual o diferencial das escolas Waldorf para as escolas convencionais?

A diferença básica entre as escolas tradicionais e uma escola Waldorf é a abordagem do aluno, não só pelo aspecto intelectual mas de maneira mais ampla. A pedagogia Waldorf procura ensinar não só pelo intelecto mas também educar a parte emocional e a vontade do aluno para posteriormente atuar no mundo. Esta pedagogia também procura ensinar de maneira a proporcionar saúde ao mesmo tempo, atentando para a maneira mais saudável de se ensinar.

Os professores são iguais aos professores das escolas convencionais?

Os professores que trabalham em escolas Waldorf possuem cuma graduação (licenciatura) como qualquer outro professor porém, para trabalhar com este método de ensino, o professor precisa fazer cursos especializados neste tipo de educação para atuar nesta pedagogia. Estes cursos geralmente são seminários em que os professores vão no final de semana dentro de uma instituição de ensino Waldorf que forma professores.

O ensino Waldorf começa a partir de que idade?

A pedagogia e o ensino Waldorf começa desde o maternal e vai até o ensino fundamental. Poucas escolas oferecem ensino até o último ano do ensino médio.

Porque se usa muito as artes nas escolas Waldorf?

Na pedagogia Waldorf se pensa muito em como educar através da matéria. No caso, um professor de inglês por exemplo, além de ensinar a língua inglesa para o aluno também visa em como educar o aluno através desta ferramenta e as artes tem um grande proposito. Valoriza-se em como educar o indivíduo através da arte, como faze-lo mais presente no mundo, como ele se colocar no mundo através da arte.

Quais são as artes usadas no ensino?

São usadas no ensino: aulas de pintura, música, crochê, modelagem, marcenaria, artesanato, escrita.

Porque muitos pais optam por tirarem os alunos das escolas Waldorf no ensino médio?

Este é um tema muito debatido por pais de alunos destas instituições.
A escola Waldorf não trabalha com livros didáticos e métodos de ensino convencionais. A instituição procura mostrar ao aluno uma visão ampla do mundo, não somente teorias descritas em métodos de aprendizagem. Muitas famílias preferem que o aluno mude para uma escola convencional no ensino médio para aprender a se preparar melhor para vestibulares e o mercado de trabalho (coisas que não são abordadas nestas instituições). Apesar desta opção, os alunos que recebem aulas em escolas Waldorf geralmente possuem uma capacidade maior de interpretação e facilidade no aprendizado por ter aprendido desde a infância a controlar seu emocional.

Porque a pedagogia recomenda que as crianças não vejam TV?

Por duas razões principais: pelos efeitos físicos que a TV pode ocasionar numa criança em desenvolvimento e pelo conteúdo de má qualidade da maioria dos programas – principalmente infantis. A Pedagogia Waldorf acredita que a TV pode limitar seriamente o desenvolvimento da imaginação, tão importante para a infância. Do mesmo modo, o uso de computadores, videogames em especial, não é recomendado aos pequenos.


Veja também

/// 2016 | escolas.inf.br | Política de Privacidade ///