Escola militar. Agulhas Negras, Preparatória de Cadetes e mais



O que é um Escola Militar?

As Escolas Militares são estabelecimentos de ensino militar do Exército que possuem a missão e a responsabilidade de formar os oficiais ou os sargentos de carreira do Exército Brasileiro.

Quais são as Escolas Militares do exército?

São as Escolas Militares do exército:

Escola Preparatória de Cadetes do Exército – EsPCEx
Campinas – SP

Escola de Sargentos das Armas – ESA
Três Corações – MG

Academia Militar das Agulhas Negras – AMAN
Resende – RJ

Instituto Militar de Engenharia – IME
Rio de Janeiro – RJ

Escola de Administração do Exército – EsAEx
Salvador – BA

Escola de Saúde do Exército – EsSEx
Rio de Janeiro – RJ

Só existe escolas para o exército?

Não. Há dezenas de Concursos para Escolas e Academias militares por todo o Brasil. Além da Marinha, Exército e Força Aérea a PM também mantém escolas de formação em cada estado da federação. Algumas das escolas são exclusivas para homens como a Escola Naval e a Escola AP. Marinheiros. Já as escolas do exército permitem a entrada de mulheres que, estão cada vez se interessando mais em carreiras militares.
As Escolas Militares mais procuradas no Brasil são: AMAN, Escola Naval, Escola de Sargentos e Armas e o Instituto Militar de Engenharia.

Quais são os requisitos para entrar na Escola Naval?

A Escola Naval é exclusiva para o sexo masculino, não podendo ingressar mulheres.
Principais Requisitos: Ser brasileiro nato e ter concluído com aproveitamento o Ensino Fundamental (ou estar cursando o último ano, de forma que o mesmo esteja concluído até a data prevista no edital para a verificação dos documentos exigidos).
Idade: Ter no mínimo 15 anos e no máximo 17 anos de idade no primeiro dia do mês de janeiro do ano de início do curso. É importante que o jovem seja solteiro, nunca tenha se casado ou mantido uma união estável e não ter filhos.

Como é a Academia Militar das Agulhas Negras?

A AMAN fica localizada em Resende no Rio de Janeiro. O curso na escola tem duração de quatro anos e, durante este tempo são realizadas diversas atividades para desenvolver em especial as áreas afetiva, cognitiva, e psicomotora necessários para a formação do militar.
Na AMAN os alunos estudam disciplinas de ciências exatas, ciências militares e humanas. No final do curso, todos que concluem são declarados Aspirantes a Oficial e recebem um bacharel em ciências militares. Só pode ingressar na escola quem já tenha passado pela Escola Preparatória de Cadetes do Exército.

Como é a Escola de Sargentos das Armas?

A EsSA (a sigla se escreve com o segundo “s” em minúsculo) fica localizada em Minas Gerais, na cidade de Três Corações e é responsável pela formação de sargentos de carreira do Exército Brasileiro. Quando o aluno é aprovado passa por um período de instrução em uma das treze Organizações Militares que ficam espalhadas pelo Brasil. O interessado em entrar precisa ser brasileiro nato, sexo masculino, ter no mínimo 18 anos e no máximo 24 anos. É necessário ter concluído o Ensino Médio.

Como é o Instituto Militar de Engenharia?

O IME fica localizada na capital do Rio de Janeiro e é responsável pela seleção e formação de jovens para atuar na Engenharia do Exército. O período de inscrição acontece todos os anos entre os meses de agosto e setembro. Para se inscrever o jovem precisa ser brasileiro nato, ter entre 16 e 22 anos, ter concluído o Ensino Médio e esta inscrição pode ser feita tanto por homens quanto por mulheres.


Veja também

/// 2016 | escolas.inf.br | Política de Privacidade ///