Os fatores que influenciam na aprendizagem são três, o primeiro é a vontade de aprender, para isso a forma de ensino exigirá do aluno uma série de dedicações. O segundo fator diz respeito sobre as habilidades do aluno, que também podem ser chamados de aptidões e o terceiro fator é a forma de adquirir conhecimento dos conteúdos.
Há um ditado que circula nos meios escolares, aqueles que ensinam muitos tem conhecimento, mais poucos tem o dom de ensinar a aprender. Para ensinar tem que ter uma série de estrategias, saber ensinar na verdade é dar condição para que o discípulo consiga superar seu mestre.
As maiores dificuldades é a deficiência do processo de ensino, nas instituições brasileiras, as licenciaturas se encontram como conteúdos de ciência duras, mais se descuidam de ensinar novas habilidades para o futuro profissional.
As maiores dificuldades é a falta de estratégia para decorar novo conteúdo, pois a leitra escrita e matemática são os mais importantes meios de aprender para quem deseja obter novas formas de conhecimento. A leitura desenvolve uma maior compreensão sobre tal coisa já a matemática ajuda a usar o raciocínio lógico para resolver.
As escolas e as famílias são muito conservadoras, o Brasil perdurou por mais de dois séculos um paradigma de ensinamento para os estabelecimentos, mais por um lado não existe demérito pois vem para buscar uma sociedade mais aberta.
A educação do aluno é dever da família, por este motivo em vários momentos a familia é convocada através do poder publico para que possa interagir na vida do aluno garantindo a formação escolar do mesmo, isso é feito com alunos que tem índice menor de aprendizagem.
Existem alunos com vários problemas para a aprendizagem, a dislexia é uma dessas dificuldades, que é responsável por causar grande dificuldade na hora da leitura.Dificuldade para entender, ou poucas palavras de vocabulário.