Educação formal e não formal



O que é Educação formal?

A Educação formal é a educação desenvolvida na escola. Ela conta com espaços, objetivos, cronogramas e planejamentos determinados ou seja, é a educação entre quatro paredes, aquela que se aprende dentro da sala de aula, é passada por profissionais competentes e com objetivos claros. O agente de construção do saber na Educação formal é o Professor.

Quais são as características deste tipo de educação?

A Educação formal é cronologicamente graduada e hierarquicamente estruturada, ela se obtém nas escolas oficiais (públicas ou particulares), cujo cursos são reconhecidos pelo MEC e comprovados através de certificados e diplomas.

O que é Educação Informal?

A Educação informal caracteriza-se por não ser intencional ou organizada, mas casual e empírica, exercida a partir das vivências de modo espontâneo. É aquela que se adquire na família e no convívio em sociedade, é aquela em que se aprende a ter respeito aos outros, a ter boas maneiras, a conviver com a sociedade, a fazer tarefas básicas, etc. Os responsáveis por esta educação são os pais, familiares, vizinhos, amigos, e comunidade em geral.

Como se define a Educação informal?

A Educação informal define-se como atos cometidos pela sociedade, pelo âmbito em que a criança ou pessoa vive e que irá influenciar suas futuras ações, tanto más quanto boas. Ela acontece durante toda a vida do ser humano através dos processos de socialização. A Educação informal pode estar presente também nas crenças e religiões. Outro agente de construção deste tipo de educação são os meios de comunicação em massa.

O que é Educação não formal?

Na Educação não formal os modelos de aprendizagem não se confundem com a educação formal, que é oficial e deve cumprir exigências legais. Mas dela se aproximam pela intenção explícita de educar, muitas vezes usando recursos metodológicos para sua realização.

Como pode ser definida a Educação não formal?

A Educação não formal define-se como qualquer tentativa educacional organizada e sistemática que normalmente é realizada fora dos quadros do sistema formal de ensino. Ela utiliza projetos voltados para a cultura, para os esportes e para a arte.

Quais são as características da Educação não formal?

As características da Educação não formal segundo Gohn (2006) são:
Aprendizado quanto as diferenças, aprende-se a conviver com os demais. Socializa-se o respeito mútuo.
Adaptação do grupo a diferentes culturas, trabalha o “estranhamento”.
Construção da identidade coletiva de um grupo.
Balizamento de regras éticas relativas ás condutas aceitáveis socialmente.


Veja também

/// 2016 | escolas.inf.br | Política de Privacidade ///