Como é composto um endereço postal?



Chama-se endereço postal aquilo que usamos rotineiramente para identificar nossa casa ou um estabelecimento comercial qualquer para fins de correspondência ou mesmo para identificação de um lugar qualquer. Usamos o endereço para muitos fins como nas transações comerciais onde normalmente é assinado um contrato ou algum termo de serviço, quando fazemos a assinatura de alguma coisa, como revista, jornal, TV a cabo, internet, entre outros, quando precisamos receber uma visita e temos de identificar nossa casa em relação às demais, entre outros casos.

Um endereço é composto pelo nome do logradouro + nº do imóvel, bairro, cidade e CEP.

Nome do logradouro. Pode ser uma rua, avenida, praça, rodovia, entre outras formas conhecidas de identificação. Na maioria dos casos ainda é necessário a inclusão do número do imóvel, exceto em rodovias e outros casos onde não há números de identificação.

Bairro. Uma cidade é inicialmente dividida em bairros e esta divisão permite aos órgãos públicos descentralizar melhor os serviços, bem como facilita na identificação de logradouros.

Nome da cidade. Cada cidade tem seu nome único dentro do estado, mas não no país. A cidades como Rio Claro, por exemplo tem em SP e RJ e existem outros casos.

CEP. Também conhecido como código de endereçamento postal, ele gerenciado pela Empresa Brasileira de Correios para fins de identificação de endereços, sendo que cada cidade tem um CEP e nos casos das cidades de médio e grande porte ele é feito por rua.


Veja também

/// 2016 | escolas.inf.br | Política de Privacidade ///